Pular para o conteúdo principal

Expedição Ribeirão das Pedras Setembro de 2010

Reprodução da notícia publicada no Barão em Foco
Expedição Rio das Pedras:- setembro 2010 -

Nas comemorações do Mês da fotografia “Hércules Florence”, a Associação de Moradores da Cidade Universitária-AMOC, realizou nos dias 21 e 28 de agosto a Expedição Rio das Pedras coordenada pela fotógrafa Suzana Barretto. Além do mapeamento fotográfico realizado, foram identificados problemas ambientais, características geográficas, nascentes, fauna, flora, e a constatação de belezas cênicas ainda conservadas, pois a expedição foi realizada literalmente dentro do curso d'água.
Na primeira etapa, os membros da expedição saíram na nascente na Rua Manoel Pereira Barbosa, no Alto Taquaral até a Rod. D. Pedro.
Na segunda etapa, da Rod. D. Pedro a Av. Romeu Tórtima (Av. 1), em Barão Geraldo.
A oficina faz parte de um projeto mais amplo denominado “No Meio do Caminho tem o Rio das Pedras”, com várias ações propostas em prol da revitalização da micro bacia que tem 29,7 Km² totalizando mais de 1200 habitantes por km². Por ela ocorre a drenagem das águas do distrito de Barão Geraldo e dos bairros Santa Genebra, Jardim Primavera, Jardim Costa e Silva, Alto Taquaral entre outros. É onde também estão localizados os campi da UNICAMP, FACAMP e PUC, além de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte. Estimativas indicam que a população de Barão Geraldo está em torno de 36000 habitantes. É necessário e urgente que haja equilíbrio na micro bacia, para que possamos contribuir para a preservação dos recursos hídricos da Bacia do PCJ, e em especial do tão agredido Rio das Pedras.
Em função dos crescentes empreendimentos imobiliários, a interligação de fragmentos com a Mata Santa Genebra, APA de Sousas e Joaquim Egídio tem se tornado um objetivo cada vez mais distante. Para que seja possível o aumento da formação de um verdadeiro corredor ecológico, que irá resguardar a biodiversidade da micro bacia do Rio das Pedras, a AMOC está empenhada em uma campanha para a criação de uma APA.
Existe a necessidade de envolver a comunidade para resolução dos problemas locais e um dos caminhos para o desenvolvimento sustentável está no aprimoramento de ações que permitam utilizar o sistema aquático e sua bacia sem prejudicar a sociedade e os ecossistemas existentes.

Participaram da expedição:
Suzana Barretto, Pedro P. Barretto, Alcides Carrasco, Gisele Bertinato, Flávio Colaferri, Eduardo Bazém, Pablo Otto, Edgard Leão, Pabliane Moreira e José Oliveira.

Interessados em mais informações podem contactar:


Veja as fotos -clique p/ ampliar
Fotos Gisele Bertinato


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo de Impacto Ambiental - Loteamento Reserva Dom Pedro

Título: Estudo de Impacto Ambiental - Loteamento Reserva Dom Pedro Autor: Ricardo de Sampaio Dagnino Data: 31/05/2023 - Atualizado em 20/12/2023 Publicado em: https://ribeiraodaspedras.blogspot.com/ Atenção: o loteamento cujos estudos foram iniciados em 2010 está sendo desenvolvido agora em 2023 com o nome fantasia de Parque Alphaville Campinas. As informações do site  https://parquealphavillecampinas.com.br/ indicam que "O Loteamento Reserva Dom Pedro, comercialmente denominado como Parque Alphaville Campinas, encontra-se registrado sob o R.13, em 04/09/2023, na matrícula e 145.226, do Cartório de Registro de Imóveis – 2º Oficial de Registro de Imóveis Circunscrição da Comarca de Campinas – SP, com previsão máxima de 5 mil unidades."  Ele está sendo vendido como uma oportunidade de "lazer e qualidade de vida para quem está dentro. transformação e oportunidades para quem está fora.". Dentre as características atrativas estão "um parque linear com 3km de extens

Onça capturada em Barão Geraldo, Campinas - Bacia do Ribeirão das Pedras

Uma onça parda, também conhecida como Suçuarana, foi encontrada na quarta-feira (24/06/09) dentro do condomínio Rio das Pedras, dentro da Bacia do Ribeirão das Pedras, no Distrito de Barão Gerlado, Campinas/SP. Segundo reportagem da CBN Campinas, ela estava tentando se adaptar fora de seu habitat natural, tendo sido expulsa do seu habitat em função do avanço da urbanização. E de acordo com a ANDA, quando os seguranças avistaram a onça ela foi se esconder nas proximidades do açude do Condomínio. Na imagem de satélite pode-se perceber como os condomínios ainda são cercados de áreas verdes, remanescentes florestais de um passado pré-ocupação e urbanização da área. View Condomínio Rio das Pedras e Condomínio Barão do Café in a larger map Segundo a Agência de Notícias de Direitos Animais ( ANDA ) ela foi sedada e levada para o Parque Ecológico de Paulínia (onde serão colocados rastreadores que permitirão que ela seja monitorada via satélite). Depois disso ela será solt

Loteamento Reserva Dom Pedro 2023 - Parque Alphaville Campinas

  O Loteamento Reserva Dom Pedro é um projeto de uso misto habitacional e comercial que está sendo estudado desde 2010 e que parece que agora em 2023 vai sair do papel com o nome fantasia de Parque Alphaville Campinas.  As informações do site   https://parquealphavillecampinas.com.br/  indicam que "O Loteamento Reserva Dom Pedro, comercialmente denominado como Parque Alphaville Campinas, encontra-se registrado sob o R.13, em 04/09/2023, na matrícula e 145.226, do Cartório de Registro de Imóveis – 2º Oficial de Registro de Imóveis Circunscrição da Comarca de Campinas – SP, com previsão máxima de 5 mil unidades."  Ele está sendo vendido como uma oportunidade de "lazer e qualidade de vida para quem está dentro. transformação e oportunidades para quem está fora.". Dentre as características atrativas estão "um parque linear com 3km de extensão. mais de meio milhão de m² de áreas verdes." Concepção urbanística: Jaime Lerner; Consultoria urbanística: DRTZ; Projet