3 de nov de 2010

Expedição Ribeirão das Pedras Setembro de 2010

Reprodução da notícia publicada no Barão em Foco
Expedição Rio das Pedras:- setembro 2010 -

Nas comemorações do Mês da fotografia “Hércules Florence”, a Associação de Moradores da Cidade Universitária-AMOC, realizou nos dias 21 e 28 de agosto a Expedição Rio das Pedras coordenada pela fotógrafa Suzana Barretto. Além do mapeamento fotográfico realizado, foram identificados problemas ambientais, características geográficas, nascentes, fauna, flora, e a constatação de belezas cênicas ainda conservadas, pois a expedição foi realizada literalmente dentro do curso d'água.
Na primeira etapa, os membros da expedição saíram na nascente na Rua Manoel Pereira Barbosa, no Alto Taquaral até a Rod. D. Pedro.
Na segunda etapa, da Rod. D. Pedro a Av. Romeu Tórtima (Av. 1), em Barão Geraldo.
A oficina faz parte de um projeto mais amplo denominado “No Meio do Caminho tem o Rio das Pedras”, com várias ações propostas em prol da revitalização da micro bacia que tem 29,7 Km² totalizando mais de 1200 habitantes por km². Por ela ocorre a drenagem das águas do distrito de Barão Geraldo e dos bairros Santa Genebra, Jardim Primavera, Jardim Costa e Silva, Alto Taquaral entre outros. É onde também estão localizados os campi da UNICAMP, FACAMP e PUC, além de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais de pequeno, médio e grande porte. Estimativas indicam que a população de Barão Geraldo está em torno de 36000 habitantes. É necessário e urgente que haja equilíbrio na micro bacia, para que possamos contribuir para a preservação dos recursos hídricos da Bacia do PCJ, e em especial do tão agredido Rio das Pedras.
Em função dos crescentes empreendimentos imobiliários, a interligação de fragmentos com a Mata Santa Genebra, APA de Sousas e Joaquim Egídio tem se tornado um objetivo cada vez mais distante. Para que seja possível o aumento da formação de um verdadeiro corredor ecológico, que irá resguardar a biodiversidade da micro bacia do Rio das Pedras, a AMOC está empenhada em uma campanha para a criação de uma APA.
Existe a necessidade de envolver a comunidade para resolução dos problemas locais e um dos caminhos para o desenvolvimento sustentável está no aprimoramento de ações que permitam utilizar o sistema aquático e sua bacia sem prejudicar a sociedade e os ecossistemas existentes.

Participaram da expedição:
Suzana Barretto, Pedro P. Barretto, Alcides Carrasco, Gisele Bertinato, Flávio Colaferri, Eduardo Bazém, Pablo Otto, Edgard Leão, Pabliane Moreira e José Oliveira.

Interessados em mais informações podem contactar:


Veja as fotos -clique p/ ampliar
Fotos Gisele Bertinato


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...