18 de out de 2008

Jornal Alto Taquaral levanta informações sobre o Ribeirão

O jornal Alto Taquaral, vem há algum tempo levantando dados sobre a qualidade ambiental na Bacia do Ribeirão das Pedras (da qual o bairro faz parte). O jornal é produzido por Gilberto Gonçalves e distribuído no bairro Alto Taquaral e adjacências.

Na edição 05 (30/08/2008) pode ser lida a reportagem, com colaboração do pesquisador Ricardo Dagnino, sobre vazamento e erosão junto à escada hidráulica do Parque Dom Pedro Shopping:

Capa: Foco no Meio Ambiente: "Vazamento 'sinistro' preocupa estudioso"

Legenda da Foto:
"A preocupação maior do professor Dagnino está relacionada à possibilidade do vazamento ser, por exemplo, no reservatório de matéria “in natura” da Estação de Tratamento de Esgoto do Shopping, que está muito próxima do local".

Ao lado, a coluna intitulada "Da parte do Shopping" relata a dificuldade encontrada pela equipe de reportagem em entrevistar os responsáveis pela área ambiental do Shopping Dom Pedro e a empresa portuguesa Sonae Sierra Brasil (responsável pelo empreendimento).

No blog do jornal Alto Taquaral podem ser lidas as reportagens da Edição 04:

A primeira reportagem, estampada logo na capa, fala da água de qualidade duvidosa (ou, segundo a reportagem, não recomendada) que sai de uma bica e serve para abastecer galões de habitantes do bairro e pessoas que vem de fora e levam a água para abastecer a família e amigos.


(Clique aqui para ver a página do jornal ampliada).


Cabe lembrar que próxima desta mina de água foi registrada uma tubulação suspeita de estar lançando água poluída no Ribeirão das Pedras.

(Clique aqui para ver a página do jornal ampliada).

A segunda reportagem denuncia a instalação sem licenciamento, em outras palavras, instalação clandestina de antenas de telefonia celular no alto de edifícios. Como se sabe, essas antenas de celulares são consideradas fontes de radiação eletromagnética e podem ser prejudiciais à saúde e ao ambiente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...