Pular para o conteúdo principal

Jornal Alto Taquaral levanta informações sobre o Ribeirão

O jornal Alto Taquaral, vem há algum tempo levantando dados sobre a qualidade ambiental na Bacia do Ribeirão das Pedras (da qual o bairro faz parte). O jornal é produzido por Gilberto Gonçalves e distribuído no bairro Alto Taquaral e adjacências.

Na edição 05 (30/08/2008) pode ser lida a reportagem, com colaboração do pesquisador Ricardo Dagnino, sobre vazamento e erosão junto à escada hidráulica do Parque Dom Pedro Shopping:

Capa: Foco no Meio Ambiente: "Vazamento 'sinistro' preocupa estudioso"

Legenda da Foto:
"A preocupação maior do professor Dagnino está relacionada à possibilidade do vazamento ser, por exemplo, no reservatório de matéria “in natura” da Estação de Tratamento de Esgoto do Shopping, que está muito próxima do local".

Ao lado, a coluna intitulada "Da parte do Shopping" relata a dificuldade encontrada pela equipe de reportagem em entrevistar os responsáveis pela área ambiental do Shopping Dom Pedro e a empresa portuguesa Sonae Sierra Brasil (responsável pelo empreendimento).

No blog do jornal Alto Taquaral podem ser lidas as reportagens da Edição 04:

A primeira reportagem, estampada logo na capa, fala da água de qualidade duvidosa (ou, segundo a reportagem, não recomendada) que sai de uma bica e serve para abastecer galões de habitantes do bairro e pessoas que vem de fora e levam a água para abastecer a família e amigos.


(Clique aqui para ver a página do jornal ampliada).


Cabe lembrar que próxima desta mina de água foi registrada uma tubulação suspeita de estar lançando água poluída no Ribeirão das Pedras.

(Clique aqui para ver a página do jornal ampliada).

A segunda reportagem denuncia a instalação sem licenciamento, em outras palavras, instalação clandestina de antenas de telefonia celular no alto de edifícios. Como se sabe, essas antenas de celulares são consideradas fontes de radiação eletromagnética e podem ser prejudiciais à saúde e ao ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo de Impacto Ambiental - Loteamento Reserva Dom Pedro

Título: Estudo de Impacto Ambiental - Loteamento Reserva Dom Pedro Autor: Ricardo de Sampaio Dagnino Data: 31/05/2023 - Atualizado em 20/12/2023 Publicado em: https://ribeiraodaspedras.blogspot.com/ Atenção: o loteamento cujos estudos foram iniciados em 2010 está sendo desenvolvido agora em 2023 com o nome fantasia de Parque Alphaville Campinas. As informações do site  https://parquealphavillecampinas.com.br/ indicam que "O Loteamento Reserva Dom Pedro, comercialmente denominado como Parque Alphaville Campinas, encontra-se registrado sob o R.13, em 04/09/2023, na matrícula e 145.226, do Cartório de Registro de Imóveis – 2º Oficial de Registro de Imóveis Circunscrição da Comarca de Campinas – SP, com previsão máxima de 5 mil unidades."  Ele está sendo vendido como uma oportunidade de "lazer e qualidade de vida para quem está dentro. transformação e oportunidades para quem está fora.". Dentre as características atrativas estão "um parque linear com 3km de extens...

Dissertação de Mestrado

Como citar a dissertação: DAGNINO, Ricardo de Sampaio. Riscos ambientais na bacia hidrográfica do Ribeirão das Pedras, Campinas/São Paulo. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. Orientador: Francisco Sérgio Bernardes Ladeira. Co-Orientador: Salvador Carpi Junior. Campinas, SP : [127p.+Anexos], 2007. RESUMO Este trabalho trata dos riscos ambientais na Bacia Hidrográfica do Ribeirão das Pedras, uma importante sub-bacia do Ribeirão das Anhumas, no Município de Campinas, Estado de São Paulo. O Ribeirão das Pedras drena águas do Distrito de Barão Geraldo e dos Bairros Santa Genebra, Jardim Costa e Silva, Alto Taquaral, Jardim Primavera e outros. Nesta bacia se localizam os campi de diversas instituições de ensino e pesquisa como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, além de diversas indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte. Na área da bacia, 29,7 km...

Loteamento Reserva Dom Pedro 2023 - Parque Alphaville Campinas

  O Loteamento Reserva Dom Pedro é um projeto de uso misto habitacional e comercial que está sendo estudado desde 2010 e que parece que agora em 2023 vai sair do papel com o nome fantasia de Parque Alphaville Campinas.  As informações do site   https://parquealphavillecampinas.com.br/  indicam que "O Loteamento Reserva Dom Pedro, comercialmente denominado como Parque Alphaville Campinas, encontra-se registrado sob o R.13, em 04/09/2023, na matrícula e 145.226, do Cartório de Registro de Imóveis – 2º Oficial de Registro de Imóveis Circunscrição da Comarca de Campinas – SP, com previsão máxima de 5 mil unidades."  Ele está sendo vendido como uma oportunidade de "lazer e qualidade de vida para quem está dentro. transformação e oportunidades para quem está fora.". Dentre as características atrativas estão "um parque linear com 3km de extensão. mais de meio milhão de m² de áreas verdes." Concepção urbanística: Jaime Lerner; Consultoria urbanística: DRTZ; Pr...