Pular para o conteúdo principal

Água de Campinas causa aceleração no desenvolvimento da puberdade

Pesquisa revela que Água das torneiras de Campinas causa aceleração no desenvolvimento da puberdade em ratas. É o que revelou a pesquisa realizada pela patologista Marize Solano, na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Veja reportagem publicada na Revista Pesquisa Fapesp de julho de 2015, republicada abaixo:

Da torneira ao útero

Revista Pesquisa Fapesp, Edição 233 | Julho 2015
http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/07/15/da-torneira-ao-utero/

Uma série de estudos já detectou na água potável de várias cidades, sempre em doses muito pequenas, a presença de substâncias que afetam o funcionamento hormonal, conhecidas pelos especialistas como interferentes endócrinos. São contaminantes com origem em atividades humanas e que não são eliminados de maneira satisfatória pelas estações de tratamento de água. 

Durante o doutorado no campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a patologista Marize Solano foi além da detecção das substâncias na água. Ela analisou o efeito de amostras de água da torneira colhidas em 2010 e 2012 em Campinas, interior paulista, no desenvolvimento reprodutivo de ratas. Apesar de fracos, os efeitos apontam para uma aceleração no desenvolvimento da puberdade, principalmente no caso das amostras de 2010.

Bastaram três dias consumindo a água – onde foram detectadas substâncias como cafeína, atrazina, estrona e outras – para que os pesquisadores observassem um aumento no peso do útero e na espessura do endométrio, indicadores de resposta estrogênica. Com uma exposição mais longa, de 20 dias, as ratas apresentaram alterações hormonais, sobretudo nos níveis dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante (Endocrine Disruptors, maio). 

Os efeitos verificados são ainda sutis e registrados apenas em roedoras, mas podem ser um sinal de alerta para seres humanos – sobretudo quando se leva em conta o consumo prolongado de água tratada ao longo da vida.


© Daniel Bueno

Mais sobre Disruptores endócrinos em: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo de Impacto Ambiental - Loteamento Reserva Dom Pedro

Título: Estudo de Impacto Ambiental - Loteamento Reserva Dom Pedro Autor: Ricardo de Sampaio Dagnino Data: 31/05/2023 - Atualizado em 20/12/2023 Publicado em: https://ribeiraodaspedras.blogspot.com/ Atenção: o loteamento cujos estudos foram iniciados em 2010 está sendo desenvolvido agora em 2023 com o nome fantasia de Parque Alphaville Campinas. As informações do site  https://parquealphavillecampinas.com.br/ indicam que "O Loteamento Reserva Dom Pedro, comercialmente denominado como Parque Alphaville Campinas, encontra-se registrado sob o R.13, em 04/09/2023, na matrícula e 145.226, do Cartório de Registro de Imóveis – 2º Oficial de Registro de Imóveis Circunscrição da Comarca de Campinas – SP, com previsão máxima de 5 mil unidades."  Ele está sendo vendido como uma oportunidade de "lazer e qualidade de vida para quem está dentro. transformação e oportunidades para quem está fora.". Dentre as características atrativas estão "um parque linear com 3km de extens...

Onça capturada em Barão Geraldo, Campinas - Bacia do Ribeirão das Pedras

Uma onça parda, também conhecida como Suçuarana, foi encontrada na quarta-feira (24/06/09) dentro do condomínio Rio das Pedras, dentro da Bacia do Ribeirão das Pedras, no Distrito de Barão Gerlado, Campinas/SP. Segundo reportagem da CBN Campinas, ela estava tentando se adaptar fora de seu habitat natural, tendo sido expulsa do seu habitat em função do avanço da urbanização. E de acordo com a ANDA, quando os seguranças avistaram a onça ela foi se esconder nas proximidades do açude do Condomínio. Na imagem de satélite pode-se perceber como os condomínios ainda são cercados de áreas verdes, remanescentes florestais de um passado pré-ocupação e urbanização da área. View Condomínio Rio das Pedras e Condomínio Barão do Café in a larger map Segundo a Agência de Notícias de Direitos Animais ( ANDA ) ela foi sedada e levada para o Parque Ecológico de Paulínia (onde serão colocados rastreadores que permitirão que ela seja monitorada via satélite). Depois disso ela será solt...

Que lugar é esse?

Dois caleidoscópios elaborados com RoschMap utilizando imagens de satélite do Google Maps e do Google Street View. A primeira é de uma importante mata de Campinas. Resposta: http://goo.gl/maps/YZCq2  A segunda imagem é da visão de uma importante estrada de acesso ao distrito de Barão Geraldo. Resposta: http://goo.gl/OVbWb http://goo.gl/maps/8sjYJ